segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Férias.....com Deus!



Nas primeiras páginas da Bíblia vemos um fato que não pode passar despercebido para quem pensa neste assunto. Vemos ali como Deus nos apresenta, pelo exemplo, o que deveria ser nossa atitude para com o trabalho e o descanso. “No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou. Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação.” (Gn 2:2.3). Deus não nos dá um exemplo de alguém que busca sombra e água fresca, Deus trabalhara muito fazendo com que a criação toda chegasse à existência. Mesmo que não precisasse tanto como nós de descanso após um esforço intenso, Deus nos mostra que o descanso tem o seu lugar. E mais ainda, Deus abençoa este dia e o santifica. Mesmo sendo muito dedicado e esforçado, mesmo que não seja preguiçoso, Deus também não está viciado em trabalho e proporciona a si mesmo um momento de descanso.


Há mais um momento na vida de Jesus que merece a nossa atenção neste contexto. Mesmo que anteriormente Jesus estimulara o descanso, levara os discípulos a uma viagem de recreação, Jesus aponta agora que também pode ocorrer descanso em hora errada. Ele diz aos seus seguidores ali no Getsémani o seguinte: “Vocês ainda dormem e descansam? Basta! Chegou a hora! Eis que o Filho do homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores” (Mc 14:41). Há momentos que não comportam descanso e ócio, é preciso adotar uma atitude bem diferente. Na realidade não se pode indicar os momentos não apropriados para o descanso, mas certamente teremos a devida orientação por parte de Deus a respeito desta questão.

Ciente de não ter esgotado este pano de fundo para férias e descanso, nos propomos agora a fazer algumas indagações e reflexões. Deus quer que nós tenhamos tempo para restaurar as forças físicas, mentais e espirituais. Nossa inquietação, no entanto, é o que nós chamamos de descanso, o que nós praticamos como descanso e que nós, por isso, encaramos como as bem merecidas férias. Estaria Deus contente como o descanso que praticamos? Ele convidou os discípulos para uma viagem de férias para estarem com ele e terem tempo para estar em sintonia com o Filho de Deus. Será que planejamos as nossas férias para alcançar este propósito?

Por Padre Anderson  Marçal

Um comentário:

  1. Por toda vida enquanto estudava, nao via a hora da tao esperadas férias para que pudesse ficar 30 dias sem fazer absolutamente nada rs...

    hj os estudos ja terminaram...o trabalho é intenso... mas planejo minhas férias com muita ansiedade, eu e meus amigos passaremos 7 dias na CN, nao bem descansando rs na verdade acho que voltaremos ate mais cansados pois a colônia de férias nao vai ser mole nao rsrs, mas na ctz que viveremos dias unicos com o Senhor...e que voltaremos de alma renovada. Sou muito feliz em ter amigos de Deus e que topam viver seus dias de férias em um lugar tão ungido, mesmo em meio a tantas opçoes que o mundo nos oferece!!!!


    e que no 7ºdia possamos todos descansar rsrs..
    um abraço...
    Deus abençoe!!!

    ResponderExcluir